Olá pessoal!
Desculpem pela demora em atualizar nosso Blog. Estou devendo! rs
Hoje estou aqui para lembrar-lhes do VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana que será realizado de 26 a 29 de maio.
Não se esqueçam, o prazo para a submissão de trabalhos se encerra no dia 07 de março.
Abração.
Este espaço é dedicado a apresentação e divulgação de textos, nem sempre cientícos, relacionados a Educação Física e a Fisiologia do Exercício. Um espaço para compartilharmos conhecimentos.
Quem sou eu
- Luis Fabiano Barbosa (Bíbi)
- Formado em Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade (Biodinâmica da Motricidade Humana) e doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Tecnologias e Desempenho Humano) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho), Rio Claro / SP.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Exercício intermitente e lactato sanguíneo.
Olá.
Em nossa última postagem citamos a máxima fase estável de lactato sanguíneo (MLSS) e a prescrição do treinamento.
Como dito anteriormente, as pausas durante o exercício (períodos de recuperação) permitem que o sujeito realize a mesma duração de atividade por maior tempo ou que no mesmo período de tempo ele seja capaz de suportar uma maior intensidade de exercício do que aquela que seria possível de ser sustentada de forma contínua. O exercício intermitente reduz o nível de esforço fisiológico do indivíduo.
Sendo a prescrição do treinamento realizada baseada na resposta da concentração de lactato sanguíneo ([La]), protocolos de avaliação que requerem interrupção para a coleta de amostras sanguíneas podem subestimar o nível de esforço fisiológico e assim superestimar a capacidade de exercício do indivíduo levando a prescrição inadequada da intensidade de exercício se o resultado destes testes for aplicado diretamente em treinamentos com característica contínua.
Importante ressaltar também que o inverso pode ocorrer. Caso o protocolo utilizado para avaliação for de característica contínua e seus resultados forem aplicados diretamente em treinamentos com características intermitentes poderemos incorrer no risco de subestimar o esforço fisiológico da sessão de treinamento.
Para maiores informações acerca da influência da interrupção na resposta da [La] durante o exercício sugiro a leitura de: BENEKE, R. et al., Effect of test interruptions on blood lactate during constant workload testing. Medicine Sci Sports Exerc. 35(9), p. 1626-1630, 2003.
Abraços e até mais!
Assinar:
Comentários (Atom)