Olá pessoal.
Hoje estou para falar sobre o VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física.
Este Congresso é de responsabilidade do Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro e será realizado entre os dias 26 e 29 de maio.
Professores internacionais convidados estarão presentes.
Maiores informações poderão ser obtidas no endereço: www.rc.unesp.br/ib/simposio
Um grande abraço
Este espaço é dedicado a apresentação e divulgação de textos, nem sempre cientícos, relacionados a Educação Física e a Fisiologia do Exercício. Um espaço para compartilharmos conhecimentos.
Quem sou eu
- Luis Fabiano Barbosa (Bíbi)
- Formado em Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade (Biodinâmica da Motricidade Humana) e doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Tecnologias e Desempenho Humano) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho), Rio Claro / SP.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
domingo, 23 de janeiro de 2011
Ainda sobre exercício intermitente.
Olá! Nesta segunda postagem continuaremos a falar sobre o exercício intermitente.
A máxima fase estável de lactato sanguíneo (MLSS) é tida como a mais alta intensidade de exercício que pode ser mantida por longo período sem elevação contínua da concentração de lactato sanguíneo ([La]).
Para a prescrição do treinamento aeróbio, a MLSS tem sido considerada um ótimo parâmetro, em especial para indivíduos treinados. Os dados obtidos por meio de sua determinação provêm informações acerca das respostas agudas e crônicas individuais da [La] ao exercício. O treinamento aeróbio realizado de modo contínuo em intensidades próximas a MLSS pode melhorar a performance aeróbia de atletas de endurance.
Uma parte importante do treinamento para a capacidade aeróbia é realizada sob a forma intermitente (treinamento intervalado), e possui como grande vantagem a possibilidade de se realizar a mesma duração de exercício com uma intensidade maior do que aquela que seria possível de se realizar de forma contínua. Isto se dá em decorrência de mudanças metabólicas que ocorrem durante os períodos de recuperação tal como a ressíntese de creatina fosfato e/ou remoção de lactato, o que permite o alcance de condições metabólicas similares em intensidades absolutas distintas.
É importante lembrar que o exercício intermitente permite não só a possibilidade de realização de mesma duração de exercício com uma maior intensidade como também uma maior duração de exercício com a mesma intensidade.
As variações de intensidade e duração são também dependentes do tipo de recuperação, ativa ou passiva, aplicada durante os períodos de intervalo.
Abraços!
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Programas de treinamento.
Esta é nossa primeira postagem espero que seja de bom proveito e que à partir desta e de outras você possa buscar maiores informações acerca da temática.
Observa-se atualmente crescente aumento no número de pessoas praticando atividades físicas em parques, praças públicas ou ruas.
Observa-se atualmente crescente aumento no número de pessoas praticando atividades físicas em parques, praças públicas ou ruas.
O treinamento intervalado pode ser utilizado com sujeitos ativos, não atletas?
Embora aumentos significativos na performance e seus marcadores fisiológicos sejam visíveis com o treinamento de endurance submáximo para grupos sedentários ou grupos ativos recreacionais, um aumento adicional (ex. volume) neste modelo de treinamento para atletas, especialmente de alto nível, pode não representar um aumento na performance ou nas variáveis fisiológicas associadas (ex. VO2máx, atividade das enzimas oxidativas). Assim, o treinamento intervalado surge como ferramenta útil para elevar a intensidade e causar as adaptações pretendidas por este grupo.
O treinamento intervalado, ferramenta bastante utilizada em programas de treinamento de atletas de alto nível, está disponível também para indivíduos que buscam a melhora da condição física, emagrecimento ou apenas uma forma de socialização.
Pense nisso!
Assinar:
Comentários (Atom)