Quem sou eu

Minha foto
Formado em Educação Física. Mestre em Ciências da Motricidade (Biodinâmica da Motricidade Humana) e doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Tecnologias e Desempenho Humano) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho), Rio Claro / SP.

terça-feira, 1 de março de 2011

Domínios de intensidade do exercício - o limite superior do domínio pesado.

Olá pessoal!

          Hoje mudaremos um pouquinho nossa discussão e não abordaremos o exercício intermitente. O assunto da vez é domínios de intensidade do exercício. De modo específico trataremos o limite superior do domínio pesado da intensidade do esforço.
O exercício pode ser classificado em diferentes domínios de acordo com sua intensidade como moderado, pesado e severo. Esta classificação se dá em face às respostas metabólicas que são especificas para cada “faixa” de intensidade. Isto significa dizer que, a concentração do lactato sanguíneo ([La]), o pH e o consumo de oxigênio (VO2) são diferentes.
O exercício realizado abaixo do limiar de lactato (LL) é classificado como domínio moderado, sendo este altamente sustentável não ocorrendo elevação contínua da [La]. O domínio pesado compreende a faixa de exercício realizado acima do LL e abaixo da máxima fase estável de lactato (MLSS) ou potência crítica (PC). Neste domínio, a [La] tende a se estabilizar em valores acima daqueles encontrados no domínio moderado. Ocorre aqui o surgimento do componente lento do VO2 (CL) fazendo com que este alcance a estabilidade em valor maior que aquele predito pela relação sub-LLVO2-carga. Com relação ao domínio severo, nem a [La] e nem o VO2 se estabilizam havendo aumento contínuo dos mesmos ao longo do tempo. Neste domínio de intensidade, a amplitude do CL é maior que no domínio pesado.
No parágrafo anterior dissemos que o limite superior do domínio pesado é a MLSS ou a PC (...o domínio pesado compreende a faixa...). Alguns estudos apontam que a PC seria o limite superior para o domínio pesado enquanto outros acreditam que a MLSS seja este limite.
Esta diferença se dá em decorrência da resposta fisiológica analisada em cada estudo. Importante salientar que a MLSS e a PC são correlacionadas e frequentemente utilizadas de forma intercambiável. No entanto, têm-se verificado que a PC é significativamente maior que a MLSS.
Embora a PC e MLSS sejam correlacionadas, o que implica dizer que a PC ocorre em intensidade maior que a MLSS? Isto nos permite dizer que a PC e a MLSS representam diferentes intensidades de esforço e podem, dessa forma, apresentar respostas agudas ([La], VO2 e tempo de exaustão, por exemplo) distintas, não podendo assim ser utilizadas de modo intercambiável.
Em decorrência do que foi citado anteriormente (respostas fisiológicas), a determinação criteriosa dos limites de intensidade de exercício é essencial para a prescrição do exercício aeróbio (atletas ou não) e delineamentos experimentais uma vez que a amplitude dos domínios parece ser alterada com o treinamento aeróbio.

Para mais informações acerca dos domínios de intensidade e limite superior do domínio pesado, sugiro a leitura de: Barbosa, L. F. et al., Máxima fase estável de lactato sanguíneo e o limite superior do domínio pesado em ciclistas treinados. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. 11(3), p. 320-325, 2009.
Disponível em: http://www.rbcdh.ufsc.br/DownloadArtigo.do?artigo=512

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário